Buscar
  • Igor Kondrasovas

A anatomia de um plano de corte de chapa


Um plano de corte é um diagrama ilustrativo de uma chapa que contém as informações necessárias para se executar o processo de corte.

Alguns sistemas de software são capazes de gerar o plano de corte automaticamente. Geralmente isto ocorre após a otimização, que é um processo complexo e que será explicada em outro artigo.

Com o plano de corte em mãos, o operador da máquina pode fazer a programação da sequência de cortes e executá-los com precisão.

"Seguir o plano de corte reduz o tempo de fabricação, elimina os erros e dá previsibilidade do tempo necessário para esta tarefa".

A anatomia do plano de corte

A imagem abaixo representa um plano de corte típico de uma chapa que será cortada utilizando serra, guilhotina ou seccionadora:

Podemos destacar algumas informações importantes deste exemplo de plano de corte:

1 - O retângulo vermelho representa os limites ou bordas da chapa;

2 - As linhas tracejadas representam os cortes que serão realizados. Observe que por se tratar de um corte guilhotinado, cada corte é realizado de uma borda da chapa a outra, sem interrupção.

Obviamente cada corte realizado resulta na criação de duas novas peças, que pode ser a peça final, um retalho ou uma parte da chapa que deverá ser cortada novamente.

3 - Utiliza-se as dimensões da largura e do comprimento das peças para se obter a posição correta dos cortes. Também é possível utilizar a descrição para identificar a peça cortada.

Nesta etapa o uso de etiquetas adesivas auxilia na rastreabilidade e identificação. A recomendação é identificar as peças antes mesmo de serem cortadas, para reduzir a chance de erros de produção.

4 - As áreas marcadas na cor cinza representam as sobras e retalhos. Alguns podem ser reutilizados em trabalhos futuros, outros podem ser descartados ou reciclados.

Máquinas CNC

Para cortes realizados por máquinas laser, oxicorte, jato d'água, routers e outras de comando numérico computadorizado, é necessário que o plano de corte esteja disponível em formato eletrônico.

Arquivos .DXF ou ainda em código G (g code) são os formatos mais comuns para serem transmitidos diretamente as máquinas CNC.

Outras informações

Dependendo do fluxo de trabalho dentro da empresa, outras informações podem ser necessárias, como a indicação de acabamentos nas peças, indicação do primeiro corte, margens da chapa para esquadrejamento, etc.

E você, que informações adicionais precisa no plano de corte?

#planodecorte #cnc #dxf #diagrama