Buscar
  • Igor Kondrasovas

Tempo para Corte da Chapa


Para elaborar orçamentos e cotações para o corte de chapas, utiliza-se o tempo de corte da máquina como o principal fator na formação do preço.

Dizem que "preço não se discute" e é decisão de cada empresa praticar os preços que acha correto. Mas seja qual for a estratégia utilizada, os custos precisam ser conhecidos para a tomada de decisão. E neste caso, o tempo de corte é a variável mais relevante.

Preço da Hora de Corte

Para facilitar a precificação, algumas empresas estabelecem o preço com referência no custo do material somado ao tempo de máquina.

O tempo de máquina nós vamos ajudar neste artigo. O desafio fica então em determinar o valor a ser cobrado para cada hora de máquina.

Existem vários custos que podem ser incluídos no valor da hora máquina. Alguns são:

  • Mão de obra (salários, encargos, férias, etc.);

  • Impostos;

  • Insumos (materiais, ferramentas, peças de reposição);

  • Aluguéis e despesas operacionais (custo de vendas, energia elétrica, telefone, etc);

  • Depreciação de máquinas e equipamentos;

  • Provisão para períodos de sazonalidade ou quebra de máquina;

O que cada empresa inclui no preço da hora de trabalho é decisão de cada gestor. Ainda assim, existe a dúvida:

- Como fazer o rateio de todos estes custos nas horas de máquina que a empresa possui.

Por exemplo: Imagine que uma empresa presta serviço de corte de chapa de aço. Ela possui duas oxicorte CNC. No final do mês, quantas horas estas máquinas podem produzir de trabalho? Será que elas realmente trabalham 5 dias por semana, 8 horas por dia? Elas nunca quebram? A empresa sempre tem serviço?

Se as vendas não estiverem boas neste mês ou se a máquina quebrou, eu ainda tenho grande parte das despesas para pagar. Então, qual o mínimo de horas devo vender para pagar as despesas?

Não existe resposta simples para esta questão e acredito que este seja o dilema diário dos micro e pequenos empresários do Brasil. Cada empresa deve ir adaptando e ajustando, mas sempre com o uso de métricas confiáveis.

O nosso papel aqui é ajudar a calcular o tempo de corte com exatidão para que você seja justo com o seu cliente e com você mesmo. Assim, fechará mais vendas ao mesmo tempo que mantém a sua empresa saudável e preparada para o futuro.

Como o Tempo de Corte é Calculado

Para calcular o tempo de corte de uma chapa, o Otimize Nesting precisa saber o comprimento total do corte. Com este comprimento e na velocidade de corte do material da chapa, o tempo resulta de uma operação matemática simples.

Para determinar o comprimento total do corte de uma chapa, o Otimize Nesting utiliza duas abordagens, dependendo da ferramenta de corte utilizada

Para chapas que são cortadas com serras e guilhotinas, o comprimento do corte é a soma do comprimento de todos os cortes daquela chapa. Ou seja, todo o caminho que a serra precisa percorrer para se produzir todas as peças, seguindo as indicações do plano de corte

Já para as chapas que são cortadas a laser, router, oxicorte, plasma, etc. O comprimento total do corte é a soma do perímetro que forma o perfil de cada peça, incluindo as furações.

Onde o Tempo de Corte é Exibido

Quando o plano de corte estiver completo, o tempo de corte dos materiais estará exibido em conjunto com as outras informações importantes, como peso, peças produzidas, retalhos, grau de aproveitamento, etc.

Agora, você tem uma métrica precisa e confiável do tempo que levará para finalizar o trabalho e utilizar a melhor estratégia para definir o preço do serviço.

E você, como faz o calculo do tempo de corte?

#tempo #corte #chapa #custo #rateio #orçamento