Buscar
  • Igor Kondrasovas

Impressora de Etiquetas Pimaco Smart Label


Este guia vai ajudar você a imprimir etiquetas adesivas para as peças do seu plano de corte, utilizando a impressora térmica Smart Label Printer (SLP) da Pimaco.

LEIA TAMBÉM: Por que não posso imprimir diretamente para minha impressora de etiquetas?

Esta tarefa é separada em duas etapas: A primeira etapa é realizada no Otimize Nesting e consiste em criar um arquivo contendo uma listagem de todas as peças do plano de corte. A segunda etapa é realizada no software Smart Label Creator, que acompanha a impressora Pimaco.

Etapa 1: Criando a Listagem de Peças

Esta primeira etapa é bastante simples. Você vai criar um arquivo no formato CSV (valores separados por vírgula) que conterá informações de todas as etiquetas que deverão ser impressas. Cada etiqueta corresponde a uma peça que será cortada. Etiquetas para sobras também serão impressas.

Para fazer isto, basta iniciar o Otimize Nesting e abrir um plano de corte já existente ou criar um novo. Depois, vá para a aba "Relatórios", conforme ilustrado na imagem a seguir:

Agora, faça um duplo clique sobre o item "Lista de Peças". Quando fizer, será solicitado indicar o nome e local do arquivo que será criado. Por padrão o nome vem automaticamente preenchido com o nome da ordem de produção ou do projeto criado.

Clique em "salvar" e quando estiver pronto, será exibida uma mensagem confirmando a criação do arquivo.

Etapa 2: Importar e Criar as Etiquetas

Esta etapa é realizada no software Smart Label Creator, fornecido pela Pimaco e que será capaz de importar as informações do arquivo criado na etapa anterior. Aqui também definimos o layout da etiqueta, quais informações ela conterá e outros detalhes.

A primeira coisa a fazer é iniciar o software. Logo de início, estará na tela um exemplo de etiqueta. Vamos deixar assim como está e então selecionar a opção Database(D)->Import(I).

Será exibida uma janela para indicar o arquivo que queremos importar. Selecione o arquivo criado na etapa 1 e clique em Abrir.

NOTA: Certifique-se de ter escolhido a opção "CSV File (*.csv)" no tipo de arquivo, conforme o destaque da imagem a seguir.

Agora, o Smart Label Creator irá exibir os dados contidos no arquivo, conforme imagem a seguir. Marque a opção "Use first line as field name" para que o título das colunas seja considerado como o nome de campo.

Depois clique no botão Select All para selecionar todas as etiquetas. Depois, clique em "OK".

As etiquetas selecionadas foram importadas em uma nova base de dados, conforme vemos na imagem a seguir. O trabalho agora será definir quais as informações da listagem de peças você precisa colocar na etiqueta e as configurações do layout.

Vamos fazer um exemplo bastante simples, onde colocaremos o nome da peça, largura, comprimento e quantidade de repetições desta mesma peça.

Para fazer isto, basta fazer um click com o botão direito sobre o desenho da etiqueta e selecionar a opção "Edit Text". Você entrou no modo de edição e agora poderá fazer o link entre os campos da listagem de peças no local desejado.

Clique no cabeçalho da coluna "FLD05:Referência" e arraste-a para a área da etiqueta. Você verá que este campo será colocado no layout da etiqueta. Repita o processo para os campos largura, comprimento e quantidade.

Se preferir, pode adicionar textos para indicar o que são estes valores. A imagem a seguir mostra um exemplo de etiqueta finalizada:

Pronto! Agora você pode imprimir suas etiquetas e começar a fazer a rastreabilidade das suas peças produzidas.

#Pimaco #SmartLabelPrinter #impressoradeetiquetas