Buscar
  • Igor Kondrasovas

Como Ajustar a Espessura do Corte da Chapa


Para que o plano de corte ajude realmente a reduzir o tempo de fabricação, é preciso que ele reflita a realidade do material e da máquina de corte utilizada.

Uma das configurações mais importantes que deve ser feita em um software otimizador de cortes é a espessura do corte.

A espessura do corte, também conhecido como Kerf, é definida pela espessura do material que é removida durante o processo de corte.

No caso do corte de madeira, a espessura do corte é frequentemente confundida pela espessura da serra. Isto nem sempre é verdade, pois as serras possuem os dentes inclinados para os lados de forma que removem mais material do que a largura da lâmina, evitando que ela fique presa.

Quando falamos de corte com CNC, a espessura do corte corresponde a largura da chapa que é removida conforme a ferramenta de corte corta a chapa.

Por que a Espessura do Corte é Importante?

Quando estiver cortando peças com uma CNC laser ou plasma, você quer obter peças cortadas com as dimensões o mais próximas possível do projeto. Então se você projetar uma peça quadrada de lado 300mm e o arco do plasma remove 1mm de material conforme corta, então a peça final ficaria com lado 299mm.

Por isso, o caminho da ferramenta de corte deve ser compensado em 0,5mm em todo o contorno externo da peça.

Ao invés de reprogramar o desenho das peças com dimensões maiores o software de nesting pode fazer isto para você. Basta configurar esta informação corretamente.

O Corte em Cada Processo

Cada processo de corte remove um quantidade de material da chapa. Quanto mais preciso for o processo, como jato d'água ou laser, menor será a remoção do material. É por isso que são processos mais precisos.

Segue abaixo a espessura de corte típica para o corte de uma chapa de aço de meia polegada de espessura:

  • Plasma: 3,8mm

  • Oxi Corte: 1,2mm

  • Jato d'água: 0,9mm

  • Laser: 0,6mm

Variações na Espessura de Corte

A espessura do corte não só varia de acordo com o processo utilizado, mas por uma série de fatores. Obviamente, conforme a espessura da chapa aumenta, é necessário mais energia para atravessá-la.

No caso do corte a plasma, isto quer dizer maior corrente e tocha maior. O laser aumenta a potência. Oxi corte utiliza maior tocha com um fluxo maior de oxigênio. Jato d'água utilizar uma combinação de jato mais largo ou uma velocidade de corte menor. Independente do processo, quanto mais grossa a chapa, maior a espessura do corte.

Existem variações dentro do mesmo processo. No caso do corte a plasma, a espessura do corte varia não só da corrente aplicada, mas também a altura da tocha, velocidade e configuração dos gases.

Como Ajustar a Espessura do Corte

A espessura do corte geralmente é conhecida pelo operador da máquina de corte. Antes de executar um plano de corte, é necessário saber qual é esta dimensão para que o software de nesting possa calcular a otimização das peças na chapa, respeitando o espaço entre elas.

Para definir a espessura do corte, basta acessar as configurações do Otimize Nesting. A área de configuração está localizada junto ao canto superior direito da janela principal do Otimize Nesting.

Na área de configurações, clique no item "Distância entre Peças", localizado no lado esquerdo da tela. Ao clicar neste item, será exibido o valor configurado atualmente.

A imagem a seguir mostra a tela onde esta configuração deve ser realizada.

Ajuste para o valor desejado, observando sempre a unidade de medida especificada (milímetros, centímetro, etc.)

Ajude-nos!

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos pro email ou através das redes sociais. Agradecemos muito!

Referência

What is cutting Kef?

#espessuradocorte #kerf

Posts recentes

Ver tudo

Experimentar Novamente

Você pode se inscrever no Otimize Nesting utilizando seu endereço de e-mail apenas uma única vez. Caso tente fazer uma nova inscrição com um endereço de e-mail já utilizado anteriormente, um erro irá