Buscar
  • Igor Kondrasovas

Corte de Chapa de Granito


O setor de mármores, pedras ornamentais e granitos está se modernizando e profissionalizando a cada dia.

Um dos processos incluídos nesta evolução é a automação do corte de chapa.

Na maioria dos casos este processo ainda não possui suporte de ferramentas tecnológicas de planejamento na execução dos cortes.

Seja um marmoraria com serra automática ou manual, é preciso saber como as chapas poderão ser cortadas em menos tempo e com um melhor aproveitamento.

LEIA TAMBÉM: Etiquetas para Rastreabilidade das Peças

Otimizador de Corte

Calcular a perda de material no processo de corte também é fundamental, pois pode representar até 30% da superfície da chapa.

Os softwares de otimização de cortes podem ajudar a fazer o sequenciamento dos cortes para se obter um bom proveitamento, já descontando a perda de material (em torno de 5mm) gerada pelos discos de corte.

Mesmo que a chapa de granito seja cortada manualmente, o plano de corte pode servir para:

  • Criar diagrama com os desenhos dos cortes na chapa, ajudando o operador a conduzir o trabalho;

  • Fazer orçamentos com rapidez, pois a quantidade de chapas necessárias é calculada em segundos;

  • Acabar com o desperdício de material e erros na execução do trabalho;

Plano de Corte

Um otimizador de corte para chapas de granito gera planos de corte. Um plano de corte nada mais é que um diagrama técnico com a informações para se executar os cortes da maneira mais eficiente.

Para máquinas de corte manuais, estes planos de corte podem ser impressos e utilizados como relatórios na execução do trabalho e documentação do que está sendo feito.

Para máquinas automáticas, é possível exportar um arquivo CAD com as geometrias otimizadas, prontas para serem enviada à máquina de corte.

A imagem a seguir mostra um simples exemplo de plano de corte, onde as linhas tracejadas representam os cortes e as áreas cinzas os retalhos.

Recursos Avançados

As pedras naturais tem suas particularidades, pois cada pedra é única. Tirar proveito disto pode agregar valor no produto final e produzir coisas fantásticas.

A primeira particularidade é que as chapas não possuem uma geometria tão regular quanto uma chapa metálica ou de MDF. Por isso é importante considerar uma "margem" para esquadrejamento do material.

Os softwares de otimização de planos de corte podem ajudar nesta tarefa.

Outro aspecto são os veios do material. Os otimizadores de corte, ao procurar obter o melhor encaixe das peças podem "rotacionar" a peças na chapa, o que pode não ser desejável do ponto de vista estético.

Por exemplo, quando se quer fazer "peças casadas" dos veios em um projeto de paginação específico, deseja-se que entre uma peça e outra se mantenha o padrão natural da pedra, dando movimento ao conjunto.

Ajude-nos!

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos por email ou nas redes sociais. Ficamos gratos!

#chapadegranito

Posts recentes

Ver tudo

Experimentar Novamente

Você pode se inscrever no Otimize Nesting utilizando seu endereço de e-mail apenas uma única vez. Caso tente fazer uma nova inscrição com um endereço de e-mail já utilizado anteriormente, um erro irá