Buscar
  • Igor Kondrasovas

Como Definir o Veio da Madeira ?


Alguns tipos de chapas possuem padrões especiais como texturas amadeiradas ou veios que reproduzem a naturalidade da madeira.

Utilizando o exemplo do que ocorre nas marcenarias, na hora de cortar estas chapas é preciso ter atenção especial para que o veio fique no sentido correto.

Por exemplo, recentemente recebemos a seguinte pergunta:

"Eu trabalho com fabricação de portas e preciso saber como fazer os planos de corte para que o veio da madeira fique em pé. Como o Otimize Nesting me ajuda a fazer isso?"

Não apenas para o caso de portas, mas em todos os projetos onde se utiliza materiais especiais, a direção do veio da madeira precisa ser definida (horizontal ou vertical).

Quando o corte da chapa é feito com serras manuais, é preciso ter mais atenção na hora de se planejar os cortes.

LEIA TAMBÉM: 5 Dicas para o Corte de Chapas

Os otimizadores de planos de corte precisam ser configurados corretamente. A maioria deles, por padrão, permite que a peça seja "rotacionada" pelo otimizador para encontrar o melhor aproveitamento da chapa. Mas no caso de materiais especiais esta flexibilidade deve ser desabilitada, senão o veio da madeira não será respeitado.

Como Configurar o Veio da Madeira?

É simples e você só precisará fazer esta operação uma única vez para cada chapa com veio.

O primeiro passo é informar no software de plano de corte que o material que você trabalha possui veio. Para fazer isto, selecione o material desejado na lista de materiais, conforme a imagem a seguir:

Depois, marque a opção "Este material possui veio" , conforme a imagem a seguir:

Fazendo esta configuração, você garante que todas as peças cortadas a partir desta chapa não serão rotacionadas no plano de corte. A largura e o comprimento que você definir para as peças será respeitado.

Cadastro das Peças

Uma vez que o veio da madeira estiver definido, agora só falta ter atenção no momento de cadastrar as peças.

Observe a imagem a seguir. Ela mostra um exemplo da lista de peças para um projeto, onde a chapa de 12mm está configurada com veio.

Por convenção do Otimize Nesting, o veio estará sempre no sentido do comprimento da chapa. Por isso, ao cadastrar as peças para serem cortadas é importante adotar esta conversão.

Por exemplo, uma porta deve ser lançada com 800 mm de largura de 2100 mm de comprimento, para que o veio fique em pé, quando a porta estiver colocada.

Observe na imagem a seguir um exemplo de plano de corte com duas portas. Observe que elas foram colocadas na horizontal, respeitando o veio do material.

Agora, basta seguir o plano de corte e continuar o trabalho.

NOTA: Nos desenhos dos planos de corte e nos relatórios, não são exibidos linhas ou hachuras representando os veios para que as informações fiquem visualmente mais limpas e que consumam menor tinta durante a impressão.

Ajude-nos!

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos por email ou pelas redes sociais. Agradecemos muito!

#veiodamadeira